(downloading )
Mistura digital - - - - - - tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à educação \o/
sábado, 26 de novembro de 2011
Os Velhos Tempos X Os Novos Tempos
As globalizações constantes, as atualizações infinitas que ocorrem na velocidade da luz, as novas ferramentas que surgem dia após dia inundam as vidas triviais de novidades mil. Encontrar-se e manter-se íntegro nessa alucinante enxurrada de novas tecnologias é tarefa diária.
Nesta sociedade de informação estamos todos reaprendendo a viver e conviver, rever velhos paradigmas, conceituar novas ideologias. As atividades, os profissionais e suas tarefas, a vida cotidiana, tudo está em contínuo processo de mudança. Buscar usufruir satisfatoriamente dessas mudanças se faz necessário.
Como uma instituição inserida em um contexto social e histórico, absorvendo as influências dos meios, a escola também está nesta adaptação com as novas tecnologias. Encarar as novas tecnologias da informação e comunicação como aliadas no processo de ensino aprendizagem, levando a educação a uma nova dimensão: encontrar a lógica dentro do caos das informações que estão disponíveis. Achar uma síntese coerente das informações dentro de uma área de conhecimento é um dos novos desafios para os profissionais da educação, pois uma mudança qualitativa no processo de ensino procede da habilidade de integralizar todas as tecnologias.
Desde o homem primitivo há a necessidade de registrar as informações. Dos desenhos nas paredes, hoje em ruínas, essa premência fez com que ao longo dos tempos novas formas de representação fossem construídas pelo homem, chegando à escrita e a invenção da imprensa. A evolução das tecnologias fez com que o simples texto passasse a ser integrado ao som e a imagem através da hipermídia, aumentando as possibilidades de o professor trabalhar os diversos gêneros textuais, proporcionando uma maior interação entre o leitor e texto, a claro oferecendo novos recursos.
Acreditamos que todos os tipos de tecnologia tenham seus aspectos positivos e negativos. Mas independente dessa divisão, é algo construtivo e que pode nos trazer muito mais benefícios do que problemas, independente de suas dificuldades. Em sala de aula é algo inovador e que precisa ser explorado de forma consciente e crítica, afinal a sociedade passa por uma grande transformação e o campo pedagógico precisa acompanhar esse processo.
O educar está envolvido diretamente com as corriqueiras mudanças, pois o docente precisa se atualizar constantemente e hoje em dia a tecnologia se torna um suporte fundamental para que isso aconteça, pois não é necessário apenas repassar informações, é preciso também ir em busca do conhecimento, educar é uma construção e os meios tecnológicos disponíveis possibilitam agilidade na procura por novas ideias, conhecimentos inovadores e desenvolvimento de atividades e projetos.
O que até então tentamos transmitir é apenas uma breve introdução daquilo que acreditamos ser fundamental para que nós, estudantes em formação para atuar na área pedagógica precisamos entender. Mas sabemos que tudo isso é muito mais complexo e se divide em diversas áreas de conhecimento.
Falaremos então sobre documentos online, procuraremos envolver todos e quaisquer tipos de ferramentas, mas inicialmente e em especial teremos como exemplo o Google Docs.
Todos os dias surgem, no mundo virtual, ferramentas com potencialidades imensas, especialmente em termos de interação e construção coletiva de conhecimentos. A ferramenta Google Docs, especificamente, permite a interação e o intercâmbio de ideias, possibilitando trocar informações, sermos autores, interferir e contribuir para a construção de uma realidade/conhecimento que nos torne sujeitos de nossa própria existência e, ainda, contra-argumentar, possibilidade que por muito tempo nos foi negada.
Uma espécie de suíte de aplicativos online, bastante semelhante ao Microsoft Office e ao OpenOffice.org/BrOffice.org. O serviço da Google possui editor de textos, editor de planilhas eletrônicas, editor de apresentação de slides e ainda ferramenta para criação de formulários (enquetes) em um ambiente que possibilita a construção conjunta e a socialização das produções entre usuários.
Lê vários formatos de arquivos como: DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV e PPT, permitindo guardar os ficheiros nos formatos DOC, XLS, CSV, ODS, ODT, PDF, RTF e HTML.
As principais potencialidades desta ferramenta estão no armazenamento e edição online de arquivos; na colaboração em tempo real com outras pessoas; no acesso através do browser, em várias plataformas; gratuidade; não requer a instalação de software; interface simples e ser acessível através da web. Uma das funcionalidades mais recentes do online de arquivos; na colaboração em tempo real com outras pessoas.
Uma das funcionalidades mais recentes do Google Docs é a possibilidade de visualizar e editar documentos, folhas de cálculo e apresentações sem ligação à Internet. Para que isso aconteça, necessita de instalação do Google Gears, o qual não entraremos em detalhes para não perder o foco do trabalho.
O termo interatividade – oriundo da comunicação – pressupõe uma relação bidirecional, na qual os participantes podem trocar suas ideias, propor novos caminhos na resolução de problemas e sugerir novos problemas antes não listados.
O novo papel do educador é ajudar os outros a aprender colaborativamente, não somente ensinar e transmitir conhecimento.
Seguem alguns exemplos das diferentes formas de operacionalizar a utilização das ferramentas do Google Docs, tendo em vista a construção de um ambiente de aprendizagem colaborativa e interativa:
Google Docs, tendo em vista a construção de um ambiente de aprendizagem colaborativa e interativa:
Promover a colaboração e criatividade por grupo com os alunos, gravar
projetos em conjunto de um grupo único;
- Acompanhar as notas, freqüência, ou quaisquer outros dados, com acesso
fácil e sempre disponível;
- Facilitar a escrita como um processo, incentivando os alunos a escrever em
um documento compartilhado com o professor;
- Verificar sobre os trabalhos a qualquer momento, fornecer informações e
ajudar a utilizar os comentários, recurso, e acompanhar melhor cada aluno;
- Criar testes e ensaios com planilhas, as respostas chegarão ordenadas em
uma planilha;
- Incentivar a colaboração, possibilitando os alunos a trabalharem em conjunto
em uma apresentação compartilhada e, em seguida, apresentá-la à classe;
-Compartilhar um documento com os outros professores;
- Manter, atualizar e compartilhar planos de aula ao longo do tempo em um
único documento;
-Organizar dados cumulativos de um projeto em uma única planilha,
acessível a qualquer colaborador, a qualquer momento.
O Google Docs amplia as possibilidades educacionais para construção de um ambiente de aprendizagem colaborativa, favorecendo a interação, a troca de ideias e a organizar dados cumulativos de um projeto em uma única planilha, acessível a qualquer colaborador, a qualquer momento.
As trocas podem ser estabelecidas de forma positiva possibilitando a criatividade, espírito crítico, responsabilidade e colaboração, entre outras características que se pretende desenvolver nos alunos.
Cabe aos educadores inovar as práticas educativas de forma a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais instigante e eficaz, conduzindo a uma melhoria da qualidade da educação.
Em particular falaremos da sua ferramenta para produção de textos, ou "documentos" como é chamado dentro do aplicativo, mas tentaremos envolver sempre outras possibilidades de uso.
GOOGLE DOCS
Acessando docs.google.com você tem acesso ao painel de entrada deste aplicativo, para utilizá-lo é necessário que você possua uma conta no google (pode ser gmail, orkut, etc) caso não tenha pode fazer uma imediatamente clicando no botão "Iniciar", mas se você já possui a conta basta entrar com os dados e pronto.
IMAGEM- INICIAL LOGIN
Assim que acessar o google docs você visualizará um gerenciador de arquivos, a partir dele você pode acessar e organizar qualquer documento do seu Google docs.
FOTO DO GERENCIADOR
Neste gerenciador você encontrará todos os arquivos que já criou e também pode criar novos.
Para criar arquivos de texto, que são o nosso foco no momento, utilize o botão "Novo", opção "Documento".
FOTO DE ONDE CLICAR PARA CRIAR UM NOVO DOCUMENTO DO TIPO TEXTO
Em uma nova janela de seu navegador se abrirá a tela de um processador de textos, contento: o título do documento, seguido por seu status (quando foi a última edição e quem a efetuou), o botão "compartilhar", os botões "salvar" e "salvar e fechar".
Abaixo você tem a barra de menu e a barra de ferramentas. Por fim temos a área em branco onde podemos digitar nossos documentos.
FOTO DA AREA PARA DIGITAR.
Na barra superior, que poderíamos chamar de barra de status, você encontra o logo do GOOGLE DOCS que leva você para o seu gerenciador de arquivos. Clicando no título do documento você pode alterá-lo. Você ainda vai encontrar o status atual do seu documento.
FOTO DA BARRA
Continuando nesta área superior do aplicativo você encontra ao lado direito suas opções:
"Texto Página Inicial" que te leva de volta ao gerenciador de arquivos;
·
"Ajuda" que te leva a central de ajuda do GOOGLE DOCS;
·
"Sair" que fecha sua conexão com o GOOGLE DOCS.
Você também encontra aqui três botões.
·
"Compartilhar" a partir do qual você pode compartilhar seu documento com amigos e outros autores que tenham acesso ao GOOGLE DOCS (Perfeito para trabalhos escolares em grupo), também pode transformar seu documento em uma página de web acessível para qualquer usuário de internet, pode enviar por e-mail ou ainda pode postar o documento em seu blog (onde você acha que eu criei esse texto? no GOOGLE DOCS, claro!);
·
"Salvar" que salva as ultimas alterações que fez em seu documento;
·
"Salvar e fechar" que salva as alterações e fecha a janela do editor.
Abaixo temos a barra de menus onde você encontra os menus "Arquivo",
"Editar", "Visualizar", "Inserir", "Formatar", "Tabela", "Ferramentas" e "Ajuda". Veremos uma breve explicação sobre cada um desses menus a seguir.
Menus de Documentos
Aqui encontraremos todos os comandos e possibilidades de ações do editor de documentos do GOOGLE DOCS.
Menu Arquivo
No menu "Arquivo" você encontrará as opções para trabalho com o arquivo em si.
·
A opção "Novo" trás 4 sub-opções, das quais apenas nos interessam neste momento a "Documento", que abre um novo documento em branco, e a opção "do Modelo..." que abre uma lista modelos para documentos que você pode utilizar (a última vez que olhei tinham 162 modelos disponíveis).
·
A opção "Salvar" simplesmente salva as últimas alterações feitas no documento, o GOOGLE DOCS salva o documento automaticamente em curtos períodos de tempo.
·
A opção "Salvar como nova cópia" cria uma cópia fiel do arquivo em que você estava trabalhando (nem sempre essa opção funciona, já perdi documentos por falhas dela).
·
A opção "Renomear" permite alterar o nome do arquivo, porém você também pode fazer isso simplesmente clicando sobre o nome do arquivo acima da barra de menus.
·
A opção "Histórico e Revisões" acessa uma lista de versões com as modificações que efetuou no arquivo aberto.
·
A opção "Excluir" apaga este arquivo.
·
A opção "Fazer download como" permite que você salve o documento aberto em sua máquina em um dos seguintes formatos: HTML, OpenOffice, PDF, RTF, Texto, Word.
·
A opção "Configuração de impressão" permite que você defina orientação, tamanho do papel, margens e etc.
·
A opção "Visualizar impressão" demonstra como ficará seu documento impresso.
·
A opção "Imprimir" manda o documento para a impressora.
·
A opção "Imprimir como página da web..." permite enviar o arquivo para a impressora em formato de página web.
·
"Visualizar como página da web..." permite que você veja o arquivo no formato de página da web.
Menu Editar
O menu "Editar" é destinado as funções de edição do arquivo como copiar e colar conteúdos ou alterar configurações gerais do texto.
A opção "Desfazer" permite que você desfaça a última ação que realizou.
·
"Refazer" permite que você volte uma ação que tenha desfeito.
·
"Recortar" retira o conteúdo selecionado e envia para a "Área-de-transferência" do S.O.
·
"Copiar" envia uma cópia do conteúdo selecionado para a "Área-de-transferência" do S.O.
·
"Colar" insere no local selecionado uma cópia do conteúdo da área de transferência.
·
"Selecionar tudo" seleciona todo o conteúdo do documento.
·
"Localizar e substituir" permitem localizar ou substituir palavras dentro do texto.
·
"Estilos de documentos..." permite você fazer uma configuração geral para seu documento como fonte, tamanho, espaçamento, etc...
·
"Editar HTML" permite que visualize e edite o código HTML gerado pelo GOOGLE DOCS para o seu texto.
·
"Editar CSS" permite que visualize e edite o código CSS que o google docs criou para formatar o seu texto.
Menu Visualizar
No menu "Visualizar" encontramos as opções para visualização do arquivo.
·
"Notas de rodapé" ativa ou desativa a visualização das "Notas de Rodapé" inseridas no documento.
·
"Exibição de página com largura fixa" é ideal para quem está produzindo documentos para impressão, exibirá o documento como se fosse em uma folha.
·
"Visualização normal (simples)" exibe o documento na largura do navegador, é o tipo padrão de visualização.
·
"Modo de tela inteira" oculta todas as barras de menus, atalhos e status.
Menu Inserir
O menu "Inserir" possuí principalmente ferramentas para inserção de mídias externas ou elementos html.
·
Na opção "Imagem..." podemos inserir uma imagem externa ao GOOGLE DOCS, seja de nosso computador ou de outro site (bastando ter o endereço da imagem).
·
Em "Desenho" abre um pequeno editor gráfico para você criar desenhos simples diretamente no GOOGLE DOCS.
·
"Link..." permite ligar seu documento com arquivos externos, páginas, outros documentos, etc...
·
"Tabela..." insere uma tabela de acordo com a configuração que você escolher.
·
"Comentário" insere um texto de comentário que você pode ou não optar por imprimir.
·
"Nota de rodapé" insere o marcador para a nota de rodapé no ponto selecionado e insere a nota no final desta página, a numeração das notas é automática.
·
"Caracteres especiais..." mostra uma tabela com os caracteres especiais possíveis de serem inseridos e também permite você definir o caráter numericamente caso não o encontre nas tabelas.
·
"Linha horizontal" insere uma linha gráfica (um traço) no ponto selecionado como separador de linha.
·
"Quebra de página (para impressão)" insere no ponto selecionado uma quebra de página, ou seja naquele ponto a impressora deverá iniciar uma nova página.
·
"Cabeçalho" insere uma caixa de texto que será o cabeçalho do documento e estará visível em todas as páginas do mesmo.
·
"Rodapé" idêntico ao cabeçalho mas inseri a caixa no fim das páginas.
·
"Sumário" insere um sumário criado automaticamente dependendo de como formatou seu documento.
·
"Favorito..." inseri indicadores ao documento.
Menu Formatar
O menu "Formatar" trás as opções de formatação de texto.
"Limpar formatação" apagar a formatação aplicada em apagar a seleção.
A opção "Estilos" trás estilos de títulos e parágrafos, seu uso correto é bastante importante para a posterior utilização de "Sumário".
·
"Tachado" marca o texto selecionado com uma linha no meio.
·
"Sobrescrito" e "Subscrito" passam o texto selecionado para seus respectivos estilos.
·
"Citação Longa" oculta apenas na visualização uma parte do texto.
·
"Alinha" permite você escolher o alinhamento do parágrafo.
Menu Tabela
O menu "Tabela" contém as opções de manipulação, obviamente, de tabelas, observe que caso você não esteja com o cursor dentro de uma tabela apenas a primeira opção "Inserir tabela..." estará disponível, para que crie sua tabela.
·
As opções de modificação encontradas neste menu permitem que alterem configurações gerais da tabela ou apenas de suas partes, são elas: "Modificar propriedades da tabela...", "Modificar propriedades da linha...", "Modificar as propriedades da coluna..." e "Modificar propriedades da célula...".
·
Você também pode utilizar as opções de "Mover linha para cima..." ou "Mover linha para baixo..." para alterar a posição da linha em que seu cursor esta dentro da tabela.
·
Utilizando as opções "Inserir linha acima" ou "Inserir linha abaixo" você pode inserir linhas na tabela, acima ou abaixo da linha onde seu cursor se encontra. O mesmo pode ser feito em relação as colunas utilizando as opções "Inserir coluna à esquerda" ou "Inserir coluna à direita".
·
Com as opções de exclusão você pode "Excluir linha", "Excluir coluna" ou "Excluir tabela" toda.
Menu Ferramentas
No menu "Ferramentas" você encontra opções diversas.
·
Pode verificar a ortografia do documento utilizando as opções "Verificar ortografia", "Verificação concluída" e "Idioma (para ortografia)".
·
A opção "Contagem de palavras" demonstra não apenas uma contagem de palavras, mas de frases e afins da seleção e de todo o texto.
·
"Gerenciar indicadores..." pode ser utilizado tanto para gerenciar como incluir indicadores.
·
"Histórico de revisões" mostra um histórico das últimas atualizações do texto.
·
A opção "Pesquisar palavra na web" permite que você faça uma busca por páginas da web ou imagens com as palavras selecionadas.
Menu Ajuda
No menu de "Ajuda" você encontra toda a documentação necessária para aprender a utilizar este aplicativo.
Suas opções são: "Central de Ajuda do Google Docs", "Aprenda com outros usuários do Google (em inglês)", "Assistir vídeo de introdução (em inglês)" e "Atalhos do teclado"
Abaixo da barra de menus encontramos a barra de atalhos, ou botões.
Barra de Atalhos do Documento
A barra de botões encontrasse abaixo da barra de menus do aplicativo, nela você encontrará um acesso rápido aqueles que são considerados os comando mais utilizados no aplicativo.
Da esquerda para a direita os botões são: "Salvar", "Imprimir", "Desfazer", "Refazer", "Estilos", "Fonte", "Tamanho da Fonte", "Negrito", "Itálico", "Sublinhar", "Cor do Texto", "Cor de Plano de Fundo do Texto", "Adicionar ou remover hiperlink", "Lista numerada", "Lista de marcadores", "Diminuir recuo", "Almentar recuo", "Justificar a esquerda", "Justificar ao centro", "Justificar a direita e Verificar ortografia".
Área de edição
Abaixo da barra de atalhos você já encontra a sua área de edição onde pode digitar os seus textos.
Além dos menus e botões que mostrei neste documento o GOOGLE DOCS conta ainda com menus de contexto acionados pelo botão secundário do mouse (direito) e você pode tornar sua experiência ainda mais rica se utilizar o CHROME (navegador da google), pois seus recursos aliam-se perfeitamente com os recursos da plataforma GOOGLE DOCS, como por exemplo correção ortográfica "in-the-fly", na hora, como se fosse o word da microsoft.
Assinar:
Comentários (Atom)




